Wide Develop - Criação de sites e desenvolvimento de sistemas web
Dúvidas?
27 3011-2058

Qual a diferença entre site e blog?

Postado em 12 de Maio, 2015 às 10:34:03


Entenda a diferença e qual a melhor opção entre site e blog para seu negócio.

Qual a diferença entre site e blog?

Antes de dizer qual a melhor opção, precisamos entender a finalidade de cada um. Ambos são um conjunto de páginas publicadas na internet para divulgar informações para um determinado publico. Sabendo disso, vamos as diferenças entre os dois.

Site

O site é um dos instrumentos de publicidade mais eficientes que existem. Servem de apoio a campanhas de publicidade de outros meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, placas, folhetos etc. Podem constituir um empreendimento completo ou parcial prestando serviços, vendendo produtos ou simplesmente informando com custos reduzidos em relação ao negócio "não virtual". É importante observar que os sites precisam estar referenciados em buscadores globais ou guia de busca local para que obtenham os desejados acessos. Sem eles, dificilmente um site seria acessado por novos usuários ou clientes.

Um site pode ter diversos propósitos como:

  • Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores etc. No caso de instituições comerciais, usam-se sites também para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. Instituições sem fins lucrativos também usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. Há também o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos.
  • Informações: veículos de comunicação como jornais, revistas e agências de notícias utilizam a Internet para veicular notícias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivíduos comuns também publicam informações na Internet, por meio de blogs e podcasts.
  • Aplicações:' existem sites cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicações de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas etc.
  • Armazenagem de informações: alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir áudio, vídeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Alguns exemplos são os sites de busca, os catálogos na Internet, e os Wikis, que aceitam tanto leitura quanto escrita.
  • Comunitário: são os sites que servem para a comunicação de usuários com outros usuários da rede. Nesta categoria, se encontram os chats, fóruns e sites de relacionamento.
  • Portais: são chamados de "portais" os sites que congregam conteúdos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos serviços da internet num mesmo local.

Blog

Blogs são páginas que abordam um determinado tema de forma mais opinativa, Muitas empresas vêm utilizando blogs incorporado em seus sites como ferramenta de divulgação e contato com clientes. Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro, ou seja, profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogueiro para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades corporativas respectivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa e externos como clientes e fornecedores. Na verdade, hoje o blog é uma das principais ferramentas de SEO para se conseguir acessos vindo do Google, por exemplo, é bem provável que você tenha achado esse artigo no Google.

Por fim há blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. Algumas categorias de blogs recebem denominações específicas, como: blogs educativos, blogs literários, Metablogs, etc.

Qual a melhor opção?

Isso depende, se você tem um negócio que deseja divulgar ou um sistema online com uma interação maior do usuário, o mais ideal é um site. Se você quer abordar e opinar sobre um determinado assunto, é recomendado um blog. Você também pode usar os dois caso sua opção seja a primeira.

Se você continua na dúvida do que fazer, entre em contato informando o que deseja criar que podemos te ajudar.

Por: