Wide Develop - Criação de sites e desenvolvimento de sistemas web
Dúvidas?
27 3011-2058

Os 7 erros mais comuns que as empresas cometem na internet

Postado em 11 de Agosto, 2015 às 12:17:21


Será que sua empresa comete ou já cometeu algum desses erros? Conheça os erros mais comuns que as empresas cometem na internet.

Os 7 erros mais comuns que as empresas cometem na internet

1 - Usar e-mail gratuito
Esse é o erro mais comum que a maioria das empresas cometem, quem nunca usou um e-mail gratuito com domínio hotmail.com, gmail.com para contato profissional direto com a empresa? Isso era comum a alguns anos atrás, porém era fácil outras pessoas se passarem pela empresa.
Se você ainda utiliza e-mails gratuitos para contato direto com sua empresa, recomendo que mude agora, e-mails utilizando seu próprio domínio (@empresa.com.br) tendem a passar mais profissionalismo e confiança ao cliente, além de diminuir o risco de algum espertinho se passar por sua empresa para pegar seus clientes ou futuros clientes.

2 - Animações em flash no site
Graças ao HTML 5 e algumas falhas criticas de segurança o flash cada vez mais está caindo em desuso, tanto é que a maioria dos navegadores já não recomendam o uso do mesmo bloqueando a visualização mediante a autorização do usuário, ainda assim é comum ver sites antigos usando páginas toda em flash, é importante saber também que nem o Google e nenhum outro buscador consegue ler textos em flash.

3 - Plagiar conteúdo de concorrentes
Quem nunca viu o texto super bacana feito pela concorrente e quis colocar em seu site? É normal você ler o texto da concorrência antes de criar o seu, mas jamais copie o conteúdo de seu concorrente e adicione em seu site (quando digo conteúdo, me refiro também as imagens), além de problema de direitos autoriais, você fará publicidade negativa para seus clientes que poderão reconhecer a cópia, inclusive se você deseja ficar bem posicionado no Google saiba que o mesmo é capaz de identificar quem enviou o texto primeiro, portanto seja original sempre.

4 - Deixar sites e redes sociais abandonados
Esse talvez seja o erro que quase todas empresas de pequeno e médio porte cometem. É normal pois exige tempo e dinheiro, mas se você tem um site ou rede social e quer ser bem visto por seus clientes e futuros clientes comece a criar novos conteúdos, pois não tem nada pior do que você entrar em um site e ver que a ultima notícia foi enviada a 1 ano atrás.

5 - Não ter um site responsivo
Já criei uma postagem dizendo da importância de um site responsivo, basicamente falando, sem o site responsivo você perde acessos via aparelhos móveis pelo Google e os clientes tendem a não ficar muito tempo navegando no seu site, afinal, é melhor um site que se adapta a tela do seu celular ou um site que você precisa ficar arrastando para o lado para ver o restante do site? Os números de acessos via aparelhos móveis exige que seu site seja responsivo para não ficar para trás.

6 - Player de música no site institucional
A maioria dos clientes ao criar seu primeiro site coloca na cabeça que quer por suas músicas favoritas no site, não tem coisa pior que você estar ouvindo música e abrir um site que está tocando música de fundo, a primeira coisa que você faz é fechar o site. Música só é recomendado quando você possui um site que faz sentido ter músicas, como uma rádio, mas jamais obrigue o usuário a ouvir em qualquer situação. 

7 - Não focar em uma navegação rápida e prática
Quanto mais objetivo seu site for mais bem aceito ele vai ser para seu cliente. O cliente não quer descobrir onde você escondeu a página de contato ou clicar em 5 links para fazer um cadastro por exemplo, ele quer bater o olho e encontrar, afinal tempo é dinheiro, seja prático.

Esses são os 7 erros mais comuns que nós desenvolvedores encontramos na internet. Lembra de mais algum? Comente também!

Por: