Wide Develop - Criação de sites e desenvolvimento de sistemas web
Dúvidas?
27 3011-2058

Como conectar ao FTP usando o FileZilla?

Mas o que é FTP? E o que é o FileZilla?


Um programa cliente de FTP é um programa que serve para estabelecer uma conexão entre um computador local (o seu) e um outro computador remoto (o do servidor). O protocolo FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos) é usado basicamente para manipular diretórios e arquivos em outros computadores de modo rápido e prático. É utilizando FTP que você poderá colocar seu site no ar de forma mais simples e eficiente e é esse o propósito deste documento: ensiná-lo a como instalar e configurar um programa de FTP e a usá-lo posteriormente para acessar sua conta remota para a transferência de dados entre o seu computador e o servidor.

A primeira coisa que você irá precisar é de um bom cliente de FTP. Naturalmente que você poderá usar qualquer programa que você queira, mas por uma questão de padronização, nós somente iremos ensinar e dar Suporte ao uso do programa que nós indicamos para esta finalidade. Seu nome é FileZilla e além de ser gratuito (você não precisa comprar nenhuma licença para poder usá-lo) ele é também OpenSource (código aberto).

Você pode fazer o download do FileZilla no endereço: http://filezilla-project.org/download.php

Uma vez que já esteja com o programa em seu computador, você deverá instalá-lo normalmente como instalaria qualquer outro programa.

Configurando o FileZilla

Para acessar o FTP é necessário solicitar um login de acesso.

 

  1. Na tela principal do programa, clique no menu "Arquivo" e depois na opção "Gerenciador de Sites".
  2. Na janela que se abrirá, clique no botão "Novo Site":
  3. Do lado direito desta mesma janela, preencha os campos:

    Host: use seu dominio de FTP seudominio.com.br (ex: widedevelop.com)
    Porta: 21
    Tipo de Logon: Normal
    Usuário: seu usuário ftp
    Senha: sua senha ftp

    Observações:
    Não mexa em mais nenhuma configuração além das que foram explicadas aqui, a menos que você saiba exatamente o que está fazendo.
  4. Se quiser mudar o nome dessa conexão que acabou de configurar (note, do lado esquerdo, que ela ficou com o nome "Novo Site"), basta clicar no botão "Mudar Nome":
  5. Clique em "OK" para gravar.
  6. De volta à tela principal do programa, clique no menu "Editar" e depois na opção "Configurações".
  7. Em "FTP", clique na opção "Passivo (recomendado)".
  8. Clique em "OK" para gravar.

 

Conectando ao seu site


Na tela principal do programa, no menu "Arquivo", acesse a opção "Gerenciador de sites" (Ou acesse pelas teclas de atalho Ctrl+S), logo em seguida, escolha a conta que você acabou de configurar.

Uma vez que você esteja conectado em sua conta no servidor, você irá observar várias pastas do lado direito da tela. Do lado esquerdo da tela, você irá ver o conteúdo do seu computador. 

Dicas Importantes

Use SEMPRE letras MINÚSCULAS nos nomes dos arquivos do seu site e evite usar espaços em branco. Isso é importante porque letras maiúsculas e minúsculas não são a mesma coisa. O único Sistema Operacional que "pensa" que são iguais é o Windows, e nossos servidores não usam Windows.
Para abrir uma pasta, você deve clicar 2 vezes sobre ela.
Para transferir quaisquer pasta(s) ou arquivo(s) que estejam dentro do seu computador (janela do lado esquerdo) para a sua conta no servidor, você deverá selecionar o(s) objeto(s) desejado(s) clicando apenas uma vez sobre ele(s), e então, arrastar e depois soltar, na janela do lado direito.
Para transferir quaisquer pasta(s) ou arquivo(s) que estejam dentro do servidor (janela do lado direito) para dentro do seu computador (janela do lado esquerdo), basta fazer a mesma coisa do passo acima, porém, ao invés de pegar do lado esquerdo e colocar no direito, você deverá fazer de forma inversa, ou seja, do lado direito para o lado esquerdo.
Para sair de dentro de uma pasta, basta clicar 2 vezes na primeira pasta que aparece na ordem de cima para baixo (aquela cujo nome é apenas dois pontos "..").
Lembre-se: o que está no seu computador está sempre do lado esquerdo e o que está em sua conta de hospedagem está sempre do lado direito.